A IDEIA

             O mini-curso "Blogs Matemáticos: atualizando modos de ser aluno e de ser professor de matemática na contemporaneidade" faz parte do projeto de extensão "Ações e intervenções na formação do professor de matemática" e busca o aprimoramento profissional e metodológico de professores da Educação Básica do município de Bagé-RS através da interação e do conhecimento da tecnologia da internet, especificamente com Blogs, como ferramenta pedagógica para o ensino de Matemática.

                        
             A IDEIA                                                                                                                                       
             A ideia é orientar e instrumentalizar o professor na construção de um Blog Matemático onde possa desenvolver atividades relacionadas com  a matemática que opere como uma ferramenta pedagógica para sua prática em sala de aula, no qual ele possa difundir o conhecimento matemático através de atividades por ele elaboradas utilizando recursos disponíveis na internet, de forma presencial e/ou à distância.



             
            POSSIBILIDADES                                                                                                                    
              O trabalho com blogs sugerem algumas das seguintes possibilidades:

       Funciona como diário de bordo (professor e alunos comentam e compartilham suas impressões e opiniões sobre o que é desenvolvido e descoberto)  e portfólio virtual (professor e alunos publicam a produção realizada em sala de aula);

       Flexibiliza tempo e o local para realização das atividades;

       Oportuniza a professores e aos alunos a utilização do ciberespaço e de suas ferramentas:  blogs e seus utilitários, sites de buscas, webquests, tradutores, wikis, mensageiros instantâneos, e-mails, softwares educacionais ,álbuns on-line que podem funcionar relacionando assuntos referentes a Matemática;

       Não há custo de material, pois toda produção fica registrada/postada em um Blog;

       Gera a motivação dos alunos em sala de aula, contribui na aprendizagem da matemática, desenvolve a autonomia intelectual e as habilidades relacionadas à representação, leitura, compreensão, análise, raciocínio, organização de ideias, comunicação e investigação;

       Possibilita trabalhar com a formação ética fora e dentro do ambiente de rede, criando, através da experiência de educação à distância e da inclusão digital, possibilidades dos modos de ser aluno e de ser professor na disciplina de matemática.