sábado, 5 de novembro de 2011

Atividades 05/11 - Tarde

Continuação da criação do blog:
- Explicação e exploração dos recursos e das funcionalidades do blogger;
- Postagem e configurações de postagens.
- Inserir em uma postagem: figura, link, vídeo.
- Postar comentários;
- Explicação de como adicionar no blog os seguintes gadjets (elementos de página): arquivo, marcadores ou etiquetas, lista de blogs, sites, contador, mensageiro, etc.
____________________________________________
  Explicação da 1ª Atividade à distância:
  Nossa 1ª Atividade à distância é composta por três momentos:
  1º) Leitura dirigida;
 2º) Perfil no blog;
 3º) Planejamento do roteiro de uma atividade sobre um conteúdo matemático e postagem da proposta e do "passo-a-passo".

   Orientações:
1º) Leitura dirigida:
     No link Leituras recomendadas, deste blog, estão disponíveis alguns textos em formato pdf, que podem ser baixados para leitura, na tela do computador, sem que sejam necessários gastos com suas impressões.
      Para discussão, no próximo encontro, dia 19/11, ler os textos:
  • SCHLEMMER, Eliane. "O trabalho do professor e as novas tecnologias".
  • SILVA, Marco. "Docência interativa: presencial e online".
 2º) Perfil no blog:
     Um blog pode ser acessado ou visitado a partir de qualquer lugar do mundo. Para que os visitantes de um blog possam entendê-lo e, por ele, bem navegar, é preciso que entendam seu objetivo e saber um pouco sobre quem escreve.
       Portanto, é conveniente que se escreva um pouco sobre si mesmo, contar o que faz, no que trabalha e qualquer outra informação que julgar pertinente. Contudo, cuidar para que informações pessoais sejam expostas, como números de telefone ou endereço residencial, atualmente é uma questão de extrema importância para nossa segurança. ;)
      No mesmo sentido, em algum local do blog, de preferência de forma fixa (como uma página ou um texto), não como uma postagem, é importante que se tenha uma  pequena descrição do blog, contendo seus objetivos principais, ou seja, falando um pouco para o que foi criado esse espaço virtual.

 3º) A atividade matemática:
- Escolhe um conteúdo. Dá preferência para um conteúdo que estejas desenvolvendo ou que será desenvolvido em uma série que lecionas. Desse modo já estarás montando uma atividade que poderá ser utilizada com teus alunos.
- Pesquisa na internet sobre o tema escolhido. Poderás utilizar vídeos, textos, aplicativos, atividades existentes na rede sobre o assunto a ser trabalhado.
- Baseado no que pretendes desenvolver, os objetivos que desejas atingir com uma determinada atividade, monta um roteiro a ser seguido pelos alunos. Lembra que essa atividade deverá ser possível de ser realizada à distância por eles e sem tua intervenção presencial, logo o roteiro deve ser claro, indicar fontes (de preferência disponíveis na rede), trazer dicas, possibilidades, etc, o que é, geralmente, bem aceito pelos alunos em forma de "passo-a-passo";
- Postar esse roteiro em teu blog para que, no próximo encontro, os demais participantes do curso possam interagir, por meio de comentários da postagem, dando sua contribuição através de sugestões que enriqueçam o roteiro da atividade postada.
__________________________________________
- Continuação da criação e construção do Blog;
- Webquests ou WQ's (desafio investigativo na web)
   (Introdução, tarefas, processo, avaliação, conclusões)
Site para criação de Webquest:
http://www.webquestbrasil.org/criador2/

_____________________________________________
Reedição: o último item, sobre Webquest será abordado no próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário